A pesquisa quantitativa é uma técnica objetiva usada para validar uma teoria ou hipótese. Para isso, ouve-se um número significativo de pessoas cujo perfil representa o público-alvo desejado, de forma mais fiel possível. Muito utilizada em pesquisas de marketing, a técnica é um importante recurso para apoiar decisões desde que os critérios de seleção da amostra e o tratamento dos resultados sigam padrões estatísticos. Os resultados são apresentados em números e organizados em gráficos. Por meio da análise dos dados obtidos, é possível tirar boas conclusões e traçar recomendações.

As pesquisas quantitativas são utilizadas para:

  • Avaliar a experiência do cliente (satisfação, lealdade, imagem)
  • Desenvolver ou melhorar um produto (conceito, design, marca)
  • Avaliar a propaganda (pré e pós-teste de campanha)
  • Definir preços produtos
  • Avaliar canais (localização, eficiência)

Processo de pesquisa quantitativa

Vantagens Desvantagens
Permite controlar a coleta de dados Tem pouca profundidade
Gera “padrão de ação” A precisão dos resultados depende da amostra e da construção do questionário
Os resultados são projetáveis O custo e o tempo gastos são maiores quando as entrevistas são presenciais